Agencia Cultural do SEBRAE

quarta-feira, novembro 01, 2006

JUBILEU E TAUFIC



"João Pessoa, Princesa Isabel
e Rio Branco se juntavam ali,
como todo mundo,
pra falar mal da vida alheia."
Nei Leandro de Castro

Como todo primeiro domingo de cada mês, o Parque das Dunas se transforma numa grande festa para todas as idades durante todo o dia, e o Som da Mata não poderia ficar de fora dessas comemorações.

Pela manhã, o Anfiteatro Pau-brasil põe o tapete vermelho para o grande Jubileu Filho, multi-instrumentista, cantor, arranjador, compositor e band-leader do Perfume de Gardênia, banda de ritmos latinos que arrasta multidões para suas apresentaçãoes na cidade. Nascido em Currais Novos, cresce se dedicando ao estudo das técnicas e as possibilidades da guitarra, vindo a receber vários prêmios pelos trabalhos executados com esse instrumento, seja acompanhando grandes nomes da música nacional ou nas gravações de seu trabalho solo em CD.

Show: Jubileu Filho
Local: Anfiteatro Pau-brasil | Parque das Dunas
Data: 05 de novembro - domingo
Hora: 11:00h
Ingresso: Entrada Franca


No final da tarde, é a vez do tecladista e professor Eduardo Taufic, veterano do Som da Mata, seja mostrando o seu trabalho solo ou acompanhando seus colegas, igualmente instrumentistas talentosos do nosso estado. O artista, respeitado pelo público e crítica, possui um séquito de admiradores que sempre comparecem em suas apresentações.

O Som da Mata é uma iniciativa do IDEMA através do PROECO, tem a coordenação de programação da Agência Cultural do SEBRAE e apoio da Petrobras.

Show: Eduardo Taufic
Local: Anfiteatro Pau-brasil | Parque das Dunas
Data: 05 de novembro - domingo
Hora: 16:30h
Ingresso: Entrada Franca


agenciacultural@rn.sebrae.com.br
www.agenciacultural.com.br

OFICINA DE TEATRO



"Acendam-se madrugadas
Como círios em redor"
Newton Navarro



Segmento teatral terá oficinas com a atriz Ana Luiza Folly

Serão oferecidas duas oficinas teatrais em Natal, ministradas por Ana Luiza Folly. Uma, de iniciação, chamada de Mergulho Teatral - não faça drama, faça teatro!, com objetivo da descoberta de potencialidades intelectuais, criativas e artísticas, revelando características individuais de cada participante ao trabalhar o improviso e a espontaneidade. A outra chama-se Mergulho Teatral - refinaria do improviso e tem como objetivo aprofundar e/ou reciclar técnicas teatrais de atores e atrizes com alguma experiência profissional.

A ministrante, Ana Luiza Folly, tem 25 anos de experiência como atriz e há 15 anos leciona interpretação no Rio de Janeiro. Também é diretora e produtora de inúmeras peças de teatro, além de ter formação acadêmica em psicologia na Famath - RJ e educação artística com licenciatura plena e habilitação em artes cênicas pela UniRio. Como atriz, atuou ao lado de Lima Duarte e Armando Bógus em “Bonifácio Bilhões”; no espetáculo “ Motel Paradiso”, ao lado de Maria Della Costa, Leonardo Vilar e Oswaldo Loureiro; trabalhou com Augusto Boal em “ O Encontro Marcado”; com Miguel Falabella, em “A Seriazinha”. Produziu o espetáculo “A Partilha”, de sua autoria, além de ter dirigido alguns espetáculos, tais como: “Salada Tropical”, ”A Aurora da minha vida”, “Ralé”, “O Morto do Encantado”, "Quase tudo sobre o Amor" entre outros. Fez inúmeros comerciais de televisão e novelas, como exemplo “Roque Santeiro” e “A gata comeu”. Teve participações em “Belíssima”, “Páginas da Vida” e mais recentemente é a mãe do personagem Urubu, em “Malhação”, chamada dona Eugênia.

As duas oficinas ocorrerão entre os dias 06 e 10 de novembro, de segunda à sexta feira. Para iniciantes, das 14 às 17 horas e, para atores, das 19 às 22 horas. A idade mínima é de 13 anos e o público alvo é composto de amantes, pensadores e sonhadores de teatro.

As oficinas acontecerão através de uma iniciativa da Agência Cultural SEBRAE e do Centro de Formação e Pesquisa Teatral da FJA, objetivando fortalecer as práticas da interpretação e promover uma maior integração entre os atores locais.

Informações:
Centro de Formação e Pesquisa Teatral
Av. Hermes da Fonseca, 1296 Tirol
3212.1663
Agência Cultural – Sebrae/RN
Solar Bela Vista -
3215.4990 / 3201.1131

agenciacultural@rn.sebrae.com.br
www.agenciacultural.com.br

terça-feira, outubro 31, 2006

CINEMA & VÍDEO



"Do Canto do Mangue,
das salsas águas do Potengi amado,
abriam velas os teus Jangadeiros,
para, lá fora da costa, em alto mar,
ferrarem os peixes de linha."
José Bezerra Gomes

Alexandro Gurgel

Uma luz para o cinema potiguar

Alexandro Gurgel

Com a idéia de criar uma consciência cinematográfica no Rio Grande do Norte, o carioca Carlos Tourinho está desenvolvendo um núcleo de cinema através de oficinas e cursos voltados para a produção e realização da sétima arte em Natal.

Quando chegou à capital em 2000, Tourinho criou a Associação de Documentaristas e Curta-Metragista do RN. Recentemente, fundou o Instituto Técnico de Estudo Cinematográfico, onde ministra suas aulas. “O cinema é a bola da vez em Natal”, ressaltou.

O maior objetivo do projeto “Cinema para todos” é ensinar cinema para quem quer aprender, mas Tourinho avisa: “Ninguém vai sair daqui cineasta, nossa meta é difundir, proporcionar a chance de a turma ter acesso a uma câmera de cinema. E, quem sabe, criar uma célula de cinema em Natal”.

Durante o ano, as oficinas já produziram cinco curtas-metragens, sendo 04 em parceria com a Agência Cultural do Sebrae e outro em conjunto com a Fundação José Augusto. “Mapeamos parte da cultura potiguar”, disse Tourinho, salientando que estes filmes não são de caráter didático, são versões de temas recorrentes.

Um dos documentários mais festejados foi “Beco da Lama - um poema processo”, cujo protagonista é o artista multimídia Falves Silva, que faz um passeio lúdico pelo mais famoso beco natalense, mostrando histórias e personagem desse último reduto boêmio cultural do Grande Ponto.

Alguns curtas-metragens produzidos pelos mais de 50 alunos foram exibidos durante o 6º Festival de Vídeo Potiguar, evento que abriu oficialmente o Festival de Cinema de Natal (FestNatal). “Nossa intenção não foi ganhar um prêmio, mas divulgar o que estamos produzindo aqui”, disse.
http://grandeponto.blogspot.com/


Oficina de Cinema e Vídeo

Período: 13 a 24 de novembro 2006.
Turma I – 08h00 as 12h00
Turma II – 14h00 as 18h00
Local: Auditório da Fundação José Augusto
Objetivo: Integrar os alunos às noções de roteiro e produção; identificar conceitos e características do documentário; levantar a importância da linguagem do documentário jornalístico; indicar caminhos para criação; elaboração e produção de um documentário jornalístico.
Despertar o interesse do aluno, a partir do estudo e operacionalização de câmera de cinema e vídeo, visando o conhecimento e produção de um documentário.
Carga horária: 40h/a
Conteúdo/programa:
Formação da imagem; operação de câmeras; lentes e filtros; fotografia no cinema; trilha sonora; roteiro de documentário; plano de produção; direção de documentário; teoria da edição.
Instrutor: Carlos Tourinho

Realização: ITEC – Instituto Técnico de Estudos Cinematográficos - Agencia Cultural – SEBRAE/SESI

Investimento: R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais) podendo ser dividido em 1+1 no cheque.


agenciacultural@rn.sebrae.com.br
www.agenciacultural.com.br