Agencia Cultural do SEBRAE

sexta-feira, junho 22, 2007

PAU & CORDA



"Em 1923, eu era remador e orador do "Sport Clube de Natal". Ao se aproximar o regresso dos pescadores que fizeram o "raid" de Natal ao Rio de Janeiro, em jangadas, pediram-me para escrever um discurso de saudação e uns versos alusivos ao acontecimento. Escrevi logo o discurso. Mas os versos deram-me maior trabalho. Passei uma semana toda acordado, escrevendo-os. Imaginei um pescador que voltava de viagem, cantando uma serenata à porta da namorada. No dia seguinte - era o dia da solenidade - reli os versos e achei-os "frios". Não gostei. É tanto que fiz o discurso e não tive coragem de declamar os versos. Dei o título de "A serenata do pescador", mas o povo preferiu mudá-lo para "Praieira", aproveitando a primeira palavra da estrofe inicial."

Othoniel Meneses


Ribeirinha de Pau & Corda

O Projeto Ribeirinha de Pau & Corda é parte de outro projeto maior, o Ribeira de Pau & Corda, que tem como objetivo divulgar a música do Brasil em especial a do Nordeste. O Ribeirinha busca desenvolver o lado autoral dos participantes, principalmente a música instrumental. O bando é composto por Marcelo Tinoco, guitarrista, violonista e bandolinista que desenvolve trabalhos com o frevo, o choro, o samba e o baião; Neemias Lopes, saxofonista e oboísta integrante da Orquestra Sinfônica do RN e faz parte da banda Mad Dogs; Jorge Lima, baterista com trabalhos em Israel e outros países, divide seu tempo entre a direção do estúdio de gravação Megafone e participação como músico e produtor no mercado fonográfico do estado; Paulo Sarquis, compositor, contrabaixista e integrante da Orquestra Sinfônica do RN, dedica a maior parte de seu tempo à banda Mad Dogs e Carlos Peru, percussionista especializado em ritmos brasileiros e pesquisador das raízes da nossa música popular. Além de composições próprias, os meninos prometem interpretações particularíssimas de músicas de Hermeto Pascoal, Cachimbinho, Moacir Santos e Edu Lobo, dentre outros.


Show: Ribeirinha de Pau & Corda
Local: Anfiteatro Pau-brasil Parque das Dunas
Data: 24 de junho domingo
Hora: 16h30
Ingresso: R$ 1,00 (um real)
Informações: 3201 4440

"ATOR: O CAMINHO DAS PEDRAS"

Data: 25 de junho de 2007 (segunda).

Local: Auditório do SEBRAE/RN

Hora: 17 h

Realização: Cia. Urbana de Teatro

Apoio: Agencia cultural – SEBRAE/RN



Clientela:

A palestra-se se destina a orientar o jovem ator no difícil mercado das artes cênicas (TV, Teatro e Cinema)


Temas a serem apresentados:


1 – A questão central: Como tornar-se ATOR, UM PROFISSIONAL da arte de representar?


2 - Profissão Ator: é possível chegar lá? Mas chegar aonde?


3 - Qualquer um pode ser ator? Quais as diferenças entre ser um ator de TV, Cinema e Teatro?


4 - Existe vida para o ator fora da teledramaturgia?


5 - Como vencer numa profissão tão centrada nas produções televisivas e teatrais do Rio de Janeiro e São Paulo, em especial da Rede Globo e TV Record que abre as suas portas à teledramaturgia?


6 - O teatro está em decadência nos grandes centros urbanos, em sua eterna luta contra os custos altos e a violência das grandes cidades que afastam o público?


7 - A produção independente ainda é uma utopia? E o cinema?


Apresentador:

Ajax Camacho (Porto Alegre), é diretor de TV, com diversos trabalhos na área de teledramaturgia, documentários, linha de shows, comerciais, endomarketing empresarial, vídeos de treinamento para área de recursos humanos e propaganda política.

Estreou na televisão como assistente da diretora Tizuka Yamazaki na telenovela Amazônia, em 1995, na extinta Rede Manchete. Em seguida, foi convidado por Walter Avancini para ser um dos diretores da novela Xica da Silva.

Em 1998, na Rede Globo, dirigiu episódios do seriado Você Decide, com direção geral de Herval Rossano. No ano seguinte, Ajax assumiu o projeto independente "Cenas do Rio", na TV Bandeirantes, uma teledramaturgia com crônicas sobre a vida dos bastidores suburbanos da cidade, num total de 14 episódios semanais.

2000 foi um ano dedicado às campanhas políticas na TV. Ajax dirigiu campanhas para o PT ( Benedita da Silva) e o PMDB (Henry Charles, Nelson Bornier e Antônio de Carvalho).

Em 2001, de volta à TV Globo, Ajax dirigiu os episódios "Histórias da Noite", do programa Altas Horas, comandado por Serginho Groisman. Com 10 minutos de duração, eram histórias polêmicas sobre diversos assuntos ligados aos jovens e à sociedade. Foram 20 episódios, sempre com atores jovens e iniciantes, que lançou vários nomes, como Paola Oliveira, Tânia Khalil, Rodrigo Brassoloto, Barbara Kobolt, Mariana Guimarães, entre outros.

Em 2002 foi para Angola na África pela Rede Globo de Televisão, onde ficou até 2006, dirigindo programas e documentários.

Principais trabalhos realizados:

2006 - TV GLOBO – Endomarketing empresarial.

Campanhas Publicitárias Nacionais sobre DSTs e AIDS para a Associação Interdisciplinar de AIDS e X-BRASIL, com 4 filmes publicitários: "Sorodiscordantes", "Sem Camisinha é Diferente", "Amigas" com Letícia Sabatella e Patrícia Pilar e "Fique Ligado", com Dado Dolabella.

DVD PROMOCIONAL do compositor PAULO SÉRGIO VALLE;

2005 - ANGOLA EM MOVIMENTO – Revista jornalística semanal do Governo de Angola para o povo, evolução do antigo "Nação Coragem", promovendo e incentivando a reconstrução do país.

Seriado "Papa n'Gulo e Xico Caxico", sitcom que faz uma crítica social, com dois anti-heróis que representam tudo o que pode acontecer de errado na atual sociedade Angolana.

2004 - Institucionais para a TV Globo - "PROJAC – 9 ANOS" e "SANDY & JR NA GLOBO".
Trabalhos para a Televisão Pública de Angola - TPA - "JOVEM MANIA" – Revista jovem com variedades, humorísticos, documentários e musicais, "AS COISAS QUE SEI" – Documentários sobre os lugares históricos de Luanda, além de diversos vídeos para o Governo de Angola sobre DSTs - AIDS, dependência química, planejamento familiar, nutrição, etc.

2002/03 - Direção artística do programa "NAÇÃO CORAGEM", da produtora LINK-Orion, uma revista jornalística semanal do Governo de Angola para o povo, promovendo a reintegração social da família Angolana, com campanhas educativas sobre AIDS, malária, lixo, nutrição, e muitos outros temas. O grande destaque deste programa foi o "PONTO DE REENCONTRO" que trouxe de volta milhares de desaparecidos e refugiados de guerra de volta às suas famílias.

Ainda em 2002, Ajax dirigiu diversos programas para a Televisão Pública de Angola, entre eles "Nila Show" – Programa infanto-juvenil com a apresentadora Nila, com entrevistas, variedades, números musicais, concursos, clips e debates."3 por 3" – Quiz show com premiações. "Em Foco"- Jornalismo ao vivo. "Janela Aberta" - Programa de variedades, diário, ao vivo, 2hs por dia, com 2 apresentadores e convidados, com debates, culinária, jornalismo, clips, etc. Também dirigiu documentários culturais sobre a vida e os costumes de tribos e povos de Angola, exibidos na África e na Europa, entre eles "A TRIBO DOS NYANECA" e "EM BUSCA DA PALANCA NEGRA".

2001 - "Histórias da Noite" – Rede Globo - Teledramaturgia dentro do programa Altas Horas, com histórias sobre temas polêmicos a serem debatidos por Serginho Groisman com seus convidados, falando de aborto, prostituição, homossexualidade, fenômenos paranormais, discos voadores, AIDS/VIH/SIDA, uso de camisinha, violência, drogas, sexo, comportamento, etc. – num total de 20 episódios, exibidos de janeiro a dezembro.

2000 - Campanhas políticas para diversas Prefeituras do Estado do Rio de Janeiro.

1999 - "Cenas do Rio", produção independente para a Rede Bandeirantes, com crônicas sobre a vida dos bastidores suburbanos da cidade, num total de 14 episódios semanais em teledramaturgia.

1997/98 - Você Decide, especiais semanais da Rede Globo, com direção geral de Herval Rossano.

1996 - mXica da Silva, novela da Rede Manchete, com direção geral de Walter Avancini.