Agencia Cultural do SEBRAE

sábado, agosto 19, 2006

MEMÓRIA EM VÍDEO



"Desce, Albina, baixa nesse povo que te ama aquele que mexeu com catimbó; aquele que tudo sabe, faz e acontece, esse buliçoso e serelepe Zé Pilintra de marca maior: o encosto de Cascudo."
Aroldo Martins

D’Luca/DN
Image Hosted by ImageShack.us
Os vídeos dirigidos por Carlos Tourinho
foram apresentados ontem à noite


Vídeos preservam memória do Beco da Lama e Rua Chile

Diário de Natal - 19/08/06 - Caderno Cidades

Foram lançados na noite de ontem, no Beco da Lama, reduto da boemia natalense, com promoção da Agência Cultural do Sebrae e apoio do Diário de Natal, os documentários Um beco no meu caminho e Rua Chile. Dirigidos pelo cineasta Carlos Tourinho os curtas contam a história do beco mais famoso da cidade, o Beco da Lama e da histórica rua Chile, respectivamente.

Os vídeos são resultado do trabalho realizado pela turma do curso de Câmera de cinema & vídeo e Direção de documentário ministrado por Carlos Tourinho através de uma parceria do Instituto Técnico de Estudos Cinematográficos (Itec) com a Agência Cultural do Sebrae. ‘‘Esses cursos fazem parte de um programa de capacitação cultural e cinematográfica que aproveitam uma época em que o mercado cinematográfico está em desenvolvimento na cidade. Esses vídeos buscam a valorização do espaços importantes e históricos da cidade, além de registrarem o apredizado dos alunos’’, disse o gerente da Agência Cultural do Sesi/ Sebrae Eduardo Viana.

Os temas abordados nos vídeos foram escolhidos pelos próprios alunos que segundo Carlos Tourinho eram muito curiosos em relação ao aprender a fazer cinema. ‘‘Na minha opinião o cinema brasileiro é um dos melhores do mundo na atualidade. Aqui em Natal estava faltando o conhecimento técnico. Os alunos sabiam como se fazia, mas na teoria, não na prática. Na minha opinião, o cinema do Rio Grande do Norte é a bola da vez’’, disse Tourinho.

O projeto de capacitação cinematográfica, idealizado pelo cineasta Carlos Tourinho, existe há aproximadamente seis anos e só agora pôde ser colocado em prática. ‘‘Para a realização de projetos como esse, parcerias como a da Agência Cultural e do Ministério da Cultural são necessárias’’. O secretário de programas e projetos do Ministério da Cultura e coordenador do projeto Cultura Viva/ Pontes da Cultura, Célio Turino, estava presente no lançamento dos vídeos. ‘‘O Ministério da Cultura tem uma parceria muito íntima com o Sebrae nacional. E nessa parceria, na realização de trabalhos como esse, a Agência Cultural do Rio Grande do Norte está um passo na frente de muitos outros’’, disse.

Os documentários Um beco no meu caminho e Rua Chile foram classificados para o Festival do Vídeo Potiguar do Festnatal. Na ocasião, cerca de 40 certificados para os alunos que participaram do curso.

agenciacultural@rn.sebrae.com.br
www.agenciacultural.com.br

sexta-feira, agosto 18, 2006

CANDEEIRO JAZZ



"E o sexo e a flor se ocultam
No sem espaço da curva."
Newton Navarro






















O sanfoneiro Zé Hilton, o guitarrista Jubileu Filho e o baixista Sérgio Groove são o Candeeiro Jazz, próxima atração do Som da Mata. Grandes instrumentistas, com currículos individuais invejáveis, o trio passeia por ritmos genuinamente brasileiros, com um requintado sotaque jazzístico, casando técnica com emoção e improviso.

Zé Hilton é natural de Nova Cruz. Compositor, produtor, arranjador e autodidata, gravou com o saudoso Elino Julião, Elba Ramalho, Eliane, Lenine e Quarteto de Cordas de Igapó. Idealizador do regional Chiado da Chinela, com dois discos gravados que vão do xaxado ao baião.

Filho de Currais Novos, Jubileu Filho começa sua carreira aos sete anos na banda de música local. Hoje, depois de anos de estudo de cavaquinho, violão e guitarra, é o responsável pela produção e arranjos do Perfume de Gardênia, banda de inspiração cubana e caribenha.

Sérgio Groove nasceu na capital do nosso estado e é um dos baixistas mais requisitados pelos artistas locais para gravação e apresentações ao vivo. Como seus colegas de Candeeiro, transita entre o forró e o jazz com a mesma desenvoltura que dedilha uma salsa ou um bolero.


Show: Candeeiro Jazz
Local: Anfiteatro Pau-brasil | Parque das Dunas
Data: 20 de agosto - domingo
Hora: 16:30h
Ingresso: R$ 1,00 (um real)




Espaço Empreendedor

É uma iniciativa da Agência Cultural SEBRAE para a aproximação dos agentes culturais e econômicos do Rio Grande do Norte, proporcionando assim, mais um espaço para a troca de informações, apresentação de propostas coletivas, palestras, bate-papos presenciais e outras formas de comunicação que promovam o fortalecimento do empreendedorismo cultural.


Parcerias

O Espaço Empreendedor é uma iniciativa que contará com as mais diversas parcerias públicas e privadas, além dos movimentos culturais livres em funcionamento e dos agentes culturais colaboradores, buscando assim, novas formas alternativas de melhor integrar os segmentos do mercado cultural.



Próximo encontro


17/08/2006 – Palestra de Célio Turino

Secretário de Programas e Projetos Especiais do Ministério da Cultura

O novo momento da cultura no Brasil e possibilidades de parcerias para o país com os pontos de cultura do Programa Cultura Viva.


Informações complementares:

Local: Universidade Potiguar da AV. Roberto Freire – Shopping Orla Sul
Sala 119
Hora: 18:00 horas


agenciacultural@rn.sebrae.com.br
www.agenciacultural.com.br