Agencia Cultural do SEBRAE

sábado, agosto 19, 2006

MEMÓRIA EM VÍDEO



"Desce, Albina, baixa nesse povo que te ama aquele que mexeu com catimbó; aquele que tudo sabe, faz e acontece, esse buliçoso e serelepe Zé Pilintra de marca maior: o encosto de Cascudo."
Aroldo Martins

D’Luca/DN
Image Hosted by ImageShack.us
Os vídeos dirigidos por Carlos Tourinho
foram apresentados ontem à noite


Vídeos preservam memória do Beco da Lama e Rua Chile

Diário de Natal - 19/08/06 - Caderno Cidades

Foram lançados na noite de ontem, no Beco da Lama, reduto da boemia natalense, com promoção da Agência Cultural do Sebrae e apoio do Diário de Natal, os documentários Um beco no meu caminho e Rua Chile. Dirigidos pelo cineasta Carlos Tourinho os curtas contam a história do beco mais famoso da cidade, o Beco da Lama e da histórica rua Chile, respectivamente.

Os vídeos são resultado do trabalho realizado pela turma do curso de Câmera de cinema & vídeo e Direção de documentário ministrado por Carlos Tourinho através de uma parceria do Instituto Técnico de Estudos Cinematográficos (Itec) com a Agência Cultural do Sebrae. ‘‘Esses cursos fazem parte de um programa de capacitação cultural e cinematográfica que aproveitam uma época em que o mercado cinematográfico está em desenvolvimento na cidade. Esses vídeos buscam a valorização do espaços importantes e históricos da cidade, além de registrarem o apredizado dos alunos’’, disse o gerente da Agência Cultural do Sesi/ Sebrae Eduardo Viana.

Os temas abordados nos vídeos foram escolhidos pelos próprios alunos que segundo Carlos Tourinho eram muito curiosos em relação ao aprender a fazer cinema. ‘‘Na minha opinião o cinema brasileiro é um dos melhores do mundo na atualidade. Aqui em Natal estava faltando o conhecimento técnico. Os alunos sabiam como se fazia, mas na teoria, não na prática. Na minha opinião, o cinema do Rio Grande do Norte é a bola da vez’’, disse Tourinho.

O projeto de capacitação cinematográfica, idealizado pelo cineasta Carlos Tourinho, existe há aproximadamente seis anos e só agora pôde ser colocado em prática. ‘‘Para a realização de projetos como esse, parcerias como a da Agência Cultural e do Ministério da Cultural são necessárias’’. O secretário de programas e projetos do Ministério da Cultura e coordenador do projeto Cultura Viva/ Pontes da Cultura, Célio Turino, estava presente no lançamento dos vídeos. ‘‘O Ministério da Cultura tem uma parceria muito íntima com o Sebrae nacional. E nessa parceria, na realização de trabalhos como esse, a Agência Cultural do Rio Grande do Norte está um passo na frente de muitos outros’’, disse.

Os documentários Um beco no meu caminho e Rua Chile foram classificados para o Festival do Vídeo Potiguar do Festnatal. Na ocasião, cerca de 40 certificados para os alunos que participaram do curso.

agenciacultural@rn.sebrae.com.br
www.agenciacultural.com.br