Agencia Cultural do SEBRAE

quinta-feira, agosto 10, 2006

FEIRA DA MÚSICA



Itajubá, nas serestas,
incendiava o luar,
com seus versos delirantes
de vento leste e de mar.

Deífilo Gurgel

Hugo Macedo
Image Hosted by ImageShack.us
Khrystal


Caravana da música do RN invade a Feira da Música do Ceará


A Feira da Música do Ceará chega à sua quinta edição reconhecida em todo o Brasil por valorizar a música independente e abrir novos caminhos para os negócios do setor, profissionalizando e dinamizando o mercado cultural. Grandes marcas de equipamentos, instrumentos, gravadoras, produtoras e editoras de todo o país se reúnem em Fortaleza, para o maior encontro do Norte e Nordeste na área musical.

Na Feira, entram em pauta discussões que aproximam os profissionais em torno de novas idéias. Gente de todo o Brasil se concentra num emocionante encontro para troca de expressões e experiências, abrindo uma janela para a diversidade cultural desse país maravilhosamente musical.

A Feira da Música acontece desde 2002 e tem se destacado como um evento estratégico para o desenvolvimento do mercado da música do Nordeste e do Brasil, abrindo espaço para intercâmbio entre músicos e produtores de todo o País e gerando mais oportunidades de negócios na área da cultura.

O Rio Grande do Norte tem participado todos os anos, através de caravanas organizadas pela Agência Cultural SEBRAE / SESI, viabilizando, assim, uma verdadeira mostra de importantes agentes da música potiguar, desde produtores, grupos e artistas, passando por selos musicais, estúdios, fabricantes de equipamentos e instrumentos, entre outros.

Esta parceria da Agência com a organização da feira tem possibilitado grandes oportunidades de integração de nossos produtos culturais com a Região Nordeste e demais regiões do país. Tem sido uma grande porta que se abre para os nossos artistas e empresários do segmento em busca de novos mercados.

Além destes aspectos, a participação na feira proporciona o conhecimento de novos equipamentos e tecnologias, a participação nos debates e palestras do mundo musical, o contato com diversos festivais nacionais e internacionais e o intercâmbio de experiências com profissionais e empresas de todas as partes do país.

Para esta edição de 2006, que será realizada de 09 a 12 de agosto, na cidade de Fortaleza, foram classificados os seguintes grupos e artistas do Rio Grande do Norte:

Eduardo Taufic, Folcore, Songa também dá coco, Agregados Família do Rap, Nêguedmundo, Khrystal, Sérgio Groove e Antônio de Pádua.

Além dos classificados, pequenas empresas de caráter artístico e cultural, tais como selos musicais, estúdios, projetos e prêmios musicais, associações e sindicatos, seguirão na caravana para participação na feira, totalizando 50 representantes do RN na caravana.



gororobass no Som da Mata

Neste domingo, a partir das 16:30h, no Anfiteatro Pau-Brasil do Parque das Dunas, o projeto Som da Mata apresenta: gororobass.

gororoba = mistura

É também o nome vulgar do Centrolobium microchaete, árvore da família das leguminosas da caatinga, com potencial forrageiro.

gororoBASS é o resultado da união de músicos com formação e experiência diversas, que desde 2003 rebuscam um trabalho autoral usando seus instrumentos de forma experimental e acadêmica, universalmente regional, buscando uma identidade própria no balaio de gato que é a música popular instrumental brasileira.

gororoBASS são:

Marcelo Tinoco, guitarrista, desenvolve trabalhos com ritmos brasileiros como o frevo, o choro, o samba e o baião. Integrante e fundador do trio elétrico Pajuçara, que nos anos 80 rodou São Paulo e outros estados. Nos 90, quando integrante do Grupo Suíço Cruzeiro do Sul, gravou e "rodou" a Europa. Hoje, compõe peças para viola caipira, mesclando ritmos nordestinos.

Neemias Lopes, saxofonista e integrante da Orquestra Sinfônica do RN, foi maestro da Banda Sinfônica Municipal do Natal por 10 anos e de bandas carnavalescas como a da Ribeira e a do Cajueiro. Faz parte da banda Mad Dogs.

Jorge Lima, baterista com trabalhos em Israel e outros países, além da experiência com o produtor Liminha, no mítico estúdio "Nas Nuvens" do Rio de Janeiro. De volta à terra natal, divide seu tempo entre a direção do Megafone, estúdio de gravação e participação nos trabalhos dos melhores músicos da cidade.

Paulo Sarkis, contrabaixista e integrante da Orquestra Sinfônica do RN, dedica a maior parte de seu tempo à banda Mad Dogs, que já conta com quatro CDs gravados e apresentações em várias cidades do Brasil e em festivais nacionais e internacionais. Nos anos 80, tocava na banda Acarajazz . Foi o responsável pela direção musical do espetáculo teatral A Maldição de Blackwell nos 90.

Show: gororoBASS
Local: Anfiteatro Pau-brasil | Parque das Dunas
Data: 13 de agosto - domingo
Hora: 16:30h
Ingresso: R$ 1,00 (um real)



agenciacultural@rn.sebrae.com.br
www.agenciacultural.com.br