Agencia Cultural do SEBRAE

sexta-feira, junho 29, 2007

Seminário Itinerante Mercado Cultural no SEBRAE/RN, dias 3 e 4 de julho

O debate ascendido com a dinamização do mercado cultural brasileiro demanda a discussão de temas essenciais ao entendimento da relação entre cultura, sociedade e economia. O SEMINÁRIO ITINERANTE MERCADO CULTURAL promovido pelo SEBRAE/RN apresenta os pontos mais relevantes dessa discussão, traçando um panorama exaustivo do mercado cultural brasileiro, desde o cenário em que se desenvolve até a sua sustentabilidade. Abordando a cultura em seu aspecto econômico, trata do aparato jurídico-tributário que embasa o seu financiamento e aprofunda seu viés de política empresarial, oferecendo um leque ferramental consistente para os agentes atuantes no mercado cultural.


Dia 3 de julho


9 às 12 horas
Financiamento à Cultura
FÁBIO CESNIK

Serão apresentados os mecanismos de financiamento à cultura e sua dinâmica de funcionamento, do ponto de vista empresarial e do produtor. Abordará as especificidades das principais leis de incentivo e demais instrumentos de fomento à cultura, assim como a análise dos pontos referentes ao patrocínio e a sua regulação e o cenário cultural brasileiro surgido a partir da sua implementação.

· A importância da Lei Roaunet para o financiamento à cultura aliada à política tributária e de gestão de marca da empresa;
· As dimensões micro e macroeconômicas das relações de financiamento e questões pragmáticas, como a prestação de contas;
· Alterações da Lei 8.313/91 e suas repercussões no mercado cultural brasileiro;
· Tipos de projetos, segmentos artísticos a serem contemplados, sistemática de captação, planejamento tributário e formas de dedução.

15 às 18 horas
Mercado e investimento cultural
LEONARDO BRANT


A palestra abordará novos paradigmas do mercado cultural, apresentando a visão das empresas investidoras e como elas buscam integrar as ações culturais em seus planejamentos estratégicos, sob a lógica da Arquitetura Cultural (a nova geração de investimento cultural privado).

· Dissecando conceitos (marketing societal, marketing cultural, responsabilidade social);
· Ampliando conceitos (cidadania e cultura);
· Novos paradigmas de investimento;
· Alinhamento de idéias entre produtores e as empresa patrocinadoras;
· Arquitetura Cultural.


DIA 4 de julho


9 às 12 horas
Cultura e Desenvolvimento Local
LALA DEHEINZELIN


Será abordada a perspectiva de que a cultura oferece enormes oportunidades, com o benefício extra: ao atuar-se com os negócios criativos trabalha-se, simultaneamente, o fator econômico e o fator de interação social, gerando mercado. Tratará ainda do grande diferencial da cultura aplicada ao desenvolvimento, promovendo o desenvolvimento sustentável e humano e não mero crescimento econômico.

· Dimensionamento do papel da cultura na história da humanidade e seu potencial transformador;
· Cultura e criatividade no contexto do século XXI;
· Porque a cultura é estratégica sob os aspectos sociais, culturais, econômicos, políticos e nas relações internacionais;
· Porque e como fazer da cultura um fator de desenvolvimento sustentável;
· Inovação em formas de gestão e financiamento;
· Premissas para atuação e cultura;
· A necessidade de profissionais mediadores, de caráter transdisciplinar;
· Identificando potenciais locais.

15 às 18 horas
Economia da Cultura
ANA CARLA FONSECA REIS


Recheado de casos práticos, nacionais e internacionais, a palestra “Economia da Cultura” revelará a intrincada relação entre economia e cultura, ao longo dos séculos. Ao revelar o potencial econômico da produção cultural, a economia da cultura ajuda a mudar um paradigma: os orçamentos destinados à cultura passam a ser vistos não mais como despesas e sim como investimentos.

. O casamento entre economia e cultura ao longo dos séculos;
. O potencial da produção cultural como base de desenvolvimento socioeconômico;
. A cultura sob a ótica do potencial econômico: produtos culturais, representações culturais, patrimônio;
. O fluxo econômico de oferta, demanda e mercado de bens e serviços culturais;
. A representatividade econômica da cultura na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil;
. Exclusão digital e exclusão cultural;
. Os mecanismos de intervenção pública no mercado: leis de incentivo, subsídios, programas especiais de financiamento direto e indireto;
. Turismo cultural e requalificação urbana;
. Economia criativa: histórico, conceito, abordagens paralelas e números disponíveis.

CONFERENCISTAS

Fábio Cesnik é advogado militante em SP formado pela USP, especialista em incentivos fiscais à cultura, sócio do escritório Cesnik, Quintino e Salinas Advogados. Autor dos livros “Projetos Culturais”, na 5a. edição pela Editora Escrituras e “Guia do Incentivo à Cultura” e “Globalização da Cultura”, pela Editora Manole.

Leonardo Brant é consultor e pesquisador de políticas culturais, presidente da Brant Associados, ateliê de políticas culturais, atuante nas áreas governamental, pública e privada, com destacada atuação em ética empresarial e cidadania corporativa. Autor dos livros Mercado Cultural, Políticas Culturais vol.1 (org.), Diversidade Cultural (org.) e O Papel de Cada Um (org.). Fundador do Instituto Pensarte e editor da revista eletrônica Cultura e Mercado. Em abril de 2007 Brant foi condecorado com a “medail de vermeil” pela Academia Francesa de Artes, Ciências e Letras. Vise-presidente da International Network for Cultural Diversity, de 2002 a 2006, e sócio da L.br Publicidade, além de editor das revistas Arquitetura Cultura e ArteCidadania.

Lala Deheinzelin possui uma carreira que une extensa produção artística a profundo conhecimento dos setores público e privado, sendo especialista em linguagens artísticas aplicadas ao universo empresarial e cultura como estratégia de desenvolvimento. Seu trabalho, de caráter transdisciplinar, resulta da fusão entre arte, comunicação e cultura empreendedora para promover processos de transformação e desenvolvimento pessoal, empresarial ou local. È presidente da Enthusiasmo Cultural, empresa especializada em consultoria, palestras e eventos corporativos, Special advisor em Creative Economy para da South Cooperation Unit/ONU, promovendo cooperação internacional. Membro da INCD (Internacional Network for Cultural Diversity – Canadá), do Conselho do IPaz (Internacional Peace Agency) e da diretoria do Doutores da Alegria, além de articulista da revista Cultura e Mercado.

Ana Carla Fonseca Reis é Administradora Pública pela FGV, Economista e Mestre em Administração de Empresas pela USP, Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela USP. Fundadora da empresa ”Garimpo de Soluções – economia, cultura e desenvolvimento”, consultora em economia criativa para a ONU, diretora de Economia da Cultura do Instituto Pensarte. Conferencista internacional em cinco línguas, assessora em economia da cultura e economia criativa do Secretário de cultura do Estado de São Paulo. Co-autora de “Teorias de Gestão – de Taylor a nossos dias”, autora de “Marketing Cultural e Financiamento da Cultura” e de “Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável – o caleidoscópio da Cultura”.

LOCAL

SEBRAE / RN – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio Grande do Norte
Av. Lima e Silva, 76
Telefones: (84) 3616.7914 / 3616.7988
www.agenciacultural.com.br
agenciacultural@rn.sebrae.com.br


Taxa de Inscrição:
R$ 20,00

quinta-feira, junho 28, 2007

SOM DA MATA COM NOVIDADE JOVEM



“Flutuando como barco sem rumo ao sabor do vento neste mar borrascoso que se chama mundo, a mulher foi até aqui conduzida segundo o egoísmo, o interesse pessoal, predominante nos homens de todas as nações.”
Nísia Floresta, em “Passeio ao Jardim de Luxemburgo”, 1857.



JOW - JOW


Juliano Ferreira, o Jow-Jow, iniciou seus estudos musicais aos 17 anos na Escola de Música da UFRN pelas mãos de Alexandre Atmarama, professor de violão clássico. Hoje, Bacharel em Música com habilitação em violão e com o Curso Técnico em Música com habilitação em guitarra, preparou um show especial para o próximo Som da Mata onde pretende mostrar um repertório com as suas ecléticas influências musicais como Tom Jobim (Chovendo na Roseira), Pat Metheny (First Circle) , Joshua Redman (Jazz Crimes), Pixinguinha (Lamento / Um a Zero), o potiguar Roberto Taufic (Brazil Express) e uma composição própria, Natália, dentre muitas outras. Jow-Jow vai dividir o palco do Anfiteatro Pau-brasil com Darlan Marley na bateria, Airton Guimarães no contrabaixo, Iury Dantas no saxofone e a participação especial de Ticiano D´Amore na guitarra em uma das músicas.

Show: JOW-JOW

Local: Anfiteatro Pau-brasil | Parque das Dunas
Data: 01 de julho | domingo
Hora: 16h30
Ingresso: R$ 1,00 (um real)
Informações: 3201 4440






Programa BNB de Cultura 2008

Natal (RN), 26 de junho de 2007 – O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) convida a comunidade de artistas, produtores, entidades culturais e demais interessados para, de forma compartilhada, através da Internet, estabelecerem as linhas de atuação, critérios de avaliação, segmentos contemplados e alocação de recursos que serão incorporados na redação final do edital do Programa BNB de Cultura 2008.

Até o próximo dia 6 de julho, os interessados poderão aproveitar a interatividade proporcionada pela Internet e inserir sugestões, acréscimos e outras alternativas de redação, em formulário eletrônico no portal do BNB (www.bnb.gov.br) e no site dos Centros Culturais Banco do Nordeste (www.bnb.gov.br/cultura).

Após esta fase do pré-edital (de consulta pública e coleta de sugestões via Internet), o período de inscrição dos projetos artísticos no Programa acontecerá de 19 de julho - data de aniversário de 55 anos de criação do BNB - até 17 de agosto próximo. Para disseminar o Programa, o Banco realizará um elenco de oficinas gratuitas de elaboração de projetos em 29 cidades na sua área de atuação (Nordeste, Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo), no período de 23 de julho a 3 de agosto.

No Rio Grande do Norte, as oficinas serão realizadas em Natal, Mossoró e Currais Novos, em locais a serem divulgados posteriormente.

A lista dos projetos selecionados será divulgada em 30 de novembro deste ano. Serão contemplados pelo menos 172 propostas, sendo no mínimo 30 de música, 33 de literatura, 30 de artes cênicas, 30 de artes visuais, 19 de audiovisual e 30 de artes integradas ou não-específicas. Pelo menos 50% (R$ 1,5 milhão) da dotação orçamentária do Programa (R$ 3 milhões) serão destinados a projetos cujas ações sejam realizadas em municípios com até 100 mil habitantes localizados na área de atuação do Banco.

Programa BNB de Cultura

O Programa BNB de Cultura é uma linha de patrocínio direto do Banco para apoio à produção e difusão da cultura nordestina, mediante seleção pública de projetos.

No Rio Grande do Norte, 44 projetos foram selecionados para receber recursos do Programa, no período de 2004 a 2006. As propostas escolhidas nesse ínterim receberam mais de R$ 591,2 mil e contemplaram 17 municípios, a maioria localizada em regiões com precário acesso aos bens culturais.

Em 2006, o Rio Grande do Norte foi o Estado com o maior número de projetos aprovados em toda a área de atuação do BNB. As 23 propostas contempladas no RN, receberam R$ 362,5 mil destinados ao fomento da cultura potiguar, em 2007.

Objetivos e Critérios de seleção

Os principais objetivos do Programa são: investir os recursos financeiros do BNB, disponíveis para a cultura, em atividades de interesse da região Nordeste; promover a participação da comunidade nos projetos culturais apoiados pelo Banco; apoiar prioritariamente a realização de projetos culturais que estão fora da evidência do mercado e que contemplem a cultura popular nordestina; promover a realização de projetos culturais nos municípios da área de atuação do Banco menos providos de atividades relacionadas à cultura; e consolidar a imagem do BNB como empresa socialmente responsável, atuando no processo de patrocínio cultural de forma profissional e ética, visando ao desenvolvimento sustentável da cultura nordestina.

Para seleção dos projetos, deverão ser considerados os seguintes critérios: qualidade técnica e/ou artística; atendimento dos interesses da comunidade; ações e investimentos dos recursos financeiros voltados prioritariamente para municípios da área de atuação do BNB, menos providos de atividades culturais; formação ou aperfeiçoamento profissional; viabilidade físico-financeira; condições de sustentabilidade; ineditismo da proposta; e potencialidade de consolidação da imagem do BNB junto à sociedade.



CENA 5: INTRODUÇÃO A DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA E ASSISTÊNCIA DE CÂMERA PARA CINEMA E VÍDEO

MINISTRANTE DA OFICINA: ALEXANDRE RAMOS – RJ
DATA: 02 à 07 de Julho
HORÁRIO: 19h às 23h0

SEMINÁRIO: TCP – DIA 02/07, SEGUNDA-FEIRA, ÀS 19h.
OFICINA: UNP – Av. Nascimento de Castro – SEG A SEXTA:19 às 23h00
SÁBADO: 9h00 as 13h00 e 14h00 às 18h00 – Aula prática com a turma dividida em dois grupos por turno

Informações: 9953-9885 e 8824-9961
Valor: R$ 180,00
Inscrições: Poty Livros – Centro, Sea Way, Orla Sul


PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO

"O impacto das novas tecnologias na linguagem visual"

MESA COMPOSTA POR:
ALEXANDRE RAMOS – cineasta. diretor de fotografia e assistente de câmera (RJ)
REPRESENTANTE DA ABD e C: Josenilton Tavares
AUGUSTO LUÍS – videomaker
HENRIQUE JOSÉ – fotógrafo. ZooN Fotografia. Mestrando em Antropologia Visual


PROGRAMA DA OFICINA

APRESENTAÇÃO
Diretor de Fotografia: "Para que serve?"

• Funções
• Equipe

TEORIA

1. A Imagem- através do tempo
O Impacto estético das tecnologias na linguagem visual

• O Cinema Mudo
• O Som
• A Cor
• A Televisão
• Novas Tecnologias Digitais

2. A Imagem através da lente
A Captura

2.1. Câmara Escura

2.2. Luz e Cor

• Temperatura
• Cores primárias

2.3. Suportes

• Película: Bitolas (8, 16, 35, 70 mm)
• Película: Formatos (1,33 – 1,66 – 1,78 - 1,85 – 2,35)
• Video: Definições (linha x coluna, NTSC x PAL, pixels, espaço de cor, compressão)
• Video: Formatos (Beta, BetaDigi, DV, HDV, HD, cinema digital)


3. A Imagem através do Projetor

A Finalização

• SDTV x HDTV
• Processo tradicional: Revelação / Cópia
• Processo Digital: Telecine, Transfer, Projeção Digital

PRÁTICA

4. Expor uma imagem

4.1. ASA - Diafragma – Velocidade – Obturador – Ganho
4.2. Sensitometria e Latitude de Exposição
4.3. Fotômetros x Monitores
4.4. Lentes
• Fixas x Zoom
• Lentes especiais
• Fator de conversão
• Foco
4.5. Filtros

5. Iluminar uma imagem
5.1. Estilos
• Realismo x Naturalismo
• Surrealismo
• Low Key x Hi Key

5.2. Luz
• Posição
• Intensidade / Qualidade
• Cor
• Eixo de luz
• Continuidade

5.3. Refletores e Lâmpadas
5.4. Outros Acessórios

6. Enquadrar uma imagem
6.1. Regras Básicas
6.2. Nomenclatura
6.3. Decupagem
6.4. Eixo de Olhar
6.5. Movimento
6.6. Composição

Assistência de Câmera
6.7. Terceiro Assistente / Video-Assist
• Aprendiz
• Cabos ou Antenas
• Organização

6.8. Segundo Assistente / Loader
• Tipos de negativos
• Contabilidade / Burocracia
• Carregando chassis
• Auxiliando o Primeiro Assistente

6.9. Primeiro Assistente / Foquista
• Coordenação / Responsabilidade
• Checagem Equipamento
• Sempre alerta
• Foco
• Cuidados com Equipamento


ALEXANDRE RAMOS – EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS
EXPERIÊNCIA COMO DIRETOR DE FOTOGRAFIA / OPERADOR DE CÂMERA

Em paralelo com a atividade de assistente de câmera, atua como fotógrafo still independente e inicia sua carreira como Diretor de Fotografia. Trabalhou em cerca de 15 filmes institucionais, além dos trabalhos listados à seguir:

LONGAS-METRAGENS:
"Sonhos e Desejos" .

Função: Fotografia Adicional/ Direção: Marcelo Santiago/ Formato: 16mm /2002
"Lisbela e o Prisioneiro"
Função: Fotografia Adicional/ Direção: Guel Arraes /Formato: 35mm

SERIADOS P/ TV:
"Mandrake - HBO"
Função: Operador de Câmera/1 º Assist./ Formato: 16mm /Fotografia: Gustavo Hadba / Paulão
Direção: José Henrique, Artur Fontes, Cláudio Torres, Toni Vanzolini, Carol Jabour, Lula Buarque

CURTAS-METRAGENS:
"O Nosso Amor é tão Bonito"
Função: Diretor de Fotografia / Direção: Ana Paula /Formato: HDV
"João"
Função: Diretor de Fotografia / Direção: Carlos Augusto/ Formato: 16mm
"Nunca mais vi Érica"
Função: Diretor de Fotografia / Direção: Lizandro Nunes / Formato: 35mm
"O Banquete"
Função: Diretor de Fotografia / Direção: Luca di Castro / Formato: DV
"A Espera"
Função: Diretor de Fotografia / Direção: Luca di Castro / Formato: DV
"Pour Elise"
Função: Operador de Câmera / Direção: / Formato: 16mm
"A Prisão"
Função: Fotografia Adicional / Direção: Eduardo / Formato: 16mm

DOCUMENTÁRIOS:

"Making off – O Maior Amor do Mundo" - Longa de Cacá Diegues
Função: Direção de Fotografia / Direção: Quito / Formato: HDV

"5 °EMA – Expedição Mata Atlântica"
Função: Direção de Fotografia / Direção: Marcos Menescal / Formato: 16m

PROGRAMAS PARA TV:

"Marisa Monte Especial" - Multishow
Função: Diretor de Fotografia / Direção: Jodele Larcher / Formato: HDV
"Multi Jazz – Bank of Boston " - Multishow
Função: Diretor de Fotografia / Direção: Jodele Larcher / Formato: DV
"Conexão Médica"
Função: Diretor de Fotografia / Direção: Roberto Raisman / Formato: DV
"Rolé" - Sport TV
Função: Op. Câmera 16mm / Direção: Jorge Nassarala / Formato: 16mm
"Ação Social" - TV Globo
Função: Diretor de Fotografia Externas / Direção: Sergio Grosman / Formato: Beta SP


VIDEO CLIPS / DVDs:

"DVD – Affroreggae"
Função: Operador de Câmera / Direção: Carlos Diegues /Formato: HDV
"DVD – Monobloco"
Função: Operador de Câmera / Direção: Gabriela Gastal / Formato: Beta SP
"DVD – Picassos Falsos"
Função: Fotografia Adicional / Direção: Pablo Uranga / Formato: DV
"DVD – Zé Ricardo"
Função: Operador de Câmera / Direção: Janaína Diniz / Formato: DV
"V.I.P. – DJ Saddan"
Função: Diretor de Fotografia / Direção: Jodele Larcher / Formato: 35mm
"Vou Diska – DKV"
Função: Diretor de Fotografia / Direção: Jodele Larcher / Formato: 35/16mm
"Copacabana – Anderson Noise"
Função: Diretor de Fotografia / Direção: Jodele Larcher / Formato: 16mm

COMERCIAIS:
"Secretaria de Educação-Vila Velha"
Função: Diretor de Fotografia / Direção: Eduardo / Formato: Beta SP
"Parque Aquático- Volta Redonda"
Função: Operador de Câmera / Direção: Joana Antonaccio / Formato: 16mm
"AD – Búzios"
Função: Diretor de Fotografia / Direção: Rodrigo Poniche / Formato: 16mm

EXPERIÊNCIA COMO ASSISTENTE DE CÂMERA
Possui 9 anos de experiência. Trabalhou em aproximadamente 130 comerciais em 35 e 16 mm, mais de 30 video clips, 12 curtas-metragens. Trabalhou em cerca de 50 filmes publicitários internacionais e 9 video clips de artistas estrangeiros. Lista de fotógrafos com quem trabalha e já trabalhou:
Robert Muller - Holanda - Café e Cigarros, Paris Texas, Ghost Dog - Jim Jarmush, Breaking the waves,Dancing in the Dark -Lars Von Trier, Buena Vista Social Club)
Tony Kaye - Inglaterra (Uma história Americana)
Affonso Beato (Carne tremula, Todo sobre mi madre - Almodóvar, Orfeu, Deus é Brasileiro - Caca Diegues, A Rainha - Stephen Freas)
Lauro Escorel (Vários do Hector Babenco, Vários do Cacá Diegues, Vinicius-o documentário)
Marcelo Durst , Pedro Farkas , Jacques Cheuiche , Luis Abramo entre outros.
Os trabalhos em Longas-metragens e Documentários para cinema estão listados à seguir:

LONGAS-METRAGENS:

"O Homem que desafiou o Diabo"
Direção: Moacir Góes / Fotografia: Jacques Cheuiche
"Fronteira"
Direção: Rafael Conde / Fotografia: Luis Abramo
"A Casa da Mãe Joana"
Direção: Hugo Carvana / Fotografia: Lauro Escorel
"O Maior Amor do Mundo"
Direção: Carlos Diegues / Fotografia: Lauro Escorel
"Zuzu Angel" (2º unidade)
Direção: Sérgio Rezende / Fotografia: Pedro Farkas
"Proíbido Proibir"
Direção: Jorge Duran / Fotografia: Luis Abramo
"Eliane em O Segredo dos Golfinhos"
Direção: Eliane Fonseca / Fotografia: Antonio Luis / Luis Abramo
"Filhas do Vento" (2º unidade)
Direção: Joel Zito / Fotografia: Jacob Solitreck
"The Game of their Lives" ( USA) (2º unidade)
Direção: David Anspaugh (USA) / Fotografia: Johnny Jensen (USA)
"No Meio da Rua" (2º unidade)
Direção: Antonio Carlos da Fontoura / Fotografia: Alziro Barbosa
2003
"Vinho de Rosas"
Direção: Elza Cataldo/ Fotografia: Luis Abramo
"O Quinze"
Direção: Jurandir de Oliveira/ Fotografia: Luis Abramo
"1972" (2º unidade)
Direção: Jose Emilio Rondeau/ Fotografia: Marcelo Durst
"Lisbela e o Prisioneiro" (2º unidade)
Direção: Guel Arraes / Fotografia: Uli Burtin
"Araguaia-Conspiração do Silêncio"
Direção: Ronaldo Duque Fotografia: Luis Abramo / Jaques Cheuiche
"A Cartomante"
Direção: Pablo Uranga / Wagner de Assis / Fotografia: Rodrigo Monte
"Querido Estranho"
Direção: Ricardo Pinto / Fotografia: Luis Abramo
"Papa-Rua Alguém 5555" (Itália-Hungria)
Direção: Egidio Eronico (ITÁLIA)/ Fotografia: Janos Kende (HUNGRIA)
"Dinotopia" (UK) (2º unidade)
Direção: (UK) / Fotografia: Mike Brewster (UK)
"Duas vezes com Helena" (2º unidade)
Direção: Mauro Farias / Fotografia: José Guerra
"Xuxa Requebra"
Direção: Tizuka Yamazaki / Fotografia: Cesar Moraes
"Memórias Póstumas de Bras Cubas"
Direção: Andre Klotzel / Fotografia: Pedro Farkas
"Orfeu "
Direção: Carlos Diegues / Fotografia: Affonso Beato


DOCUMENTÁRIO:
"Vinicius de Moraes"
Direção: Miguel Farias / Fotografia: Lauro Escorel
"Santa Liberdade" (ESPANHA)
Direção: Margarida Ledo (ESPANHA) / Fotografia: Luis Abramo
"Cidade Samba"
Direção: Jodele Larcher / Fotografia: Luis Abramo
"Viva São João" (2º unidade)
Direção: Andrusha Waddington / Fotografia: Marcelo Durst / Guy Gonçalvez
"Timor Lorosae - O Massacre que o mundo não viu"
Direção: Lucélia Santos / Fotografia: Luis Abramo
"Museu do Oratório de Ouro Preto"
Direção: João Vargas / Fotografia: Luis Abramo
"Com os Olhos voltados para o Futuro"
Direção: Vicente Amorim / Fotografia: Rodrigo Monte
"Island International-Travel Channel"
Direção: Ralf Schmemberb (ALEMANHA) / Fotografia: Robert Muller (HOLANDA)
"Secos e Molhados"
Direção: Armando Mendzz / Fotografia: Luis Abramo