Agencia Cultural do SEBRAE

sexta-feira, junho 29, 2007

Seminário Itinerante Mercado Cultural no SEBRAE/RN, dias 3 e 4 de julho

O debate ascendido com a dinamização do mercado cultural brasileiro demanda a discussão de temas essenciais ao entendimento da relação entre cultura, sociedade e economia. O SEMINÁRIO ITINERANTE MERCADO CULTURAL promovido pelo SEBRAE/RN apresenta os pontos mais relevantes dessa discussão, traçando um panorama exaustivo do mercado cultural brasileiro, desde o cenário em que se desenvolve até a sua sustentabilidade. Abordando a cultura em seu aspecto econômico, trata do aparato jurídico-tributário que embasa o seu financiamento e aprofunda seu viés de política empresarial, oferecendo um leque ferramental consistente para os agentes atuantes no mercado cultural.


Dia 3 de julho


9 às 12 horas
Financiamento à Cultura
FÁBIO CESNIK

Serão apresentados os mecanismos de financiamento à cultura e sua dinâmica de funcionamento, do ponto de vista empresarial e do produtor. Abordará as especificidades das principais leis de incentivo e demais instrumentos de fomento à cultura, assim como a análise dos pontos referentes ao patrocínio e a sua regulação e o cenário cultural brasileiro surgido a partir da sua implementação.

· A importância da Lei Roaunet para o financiamento à cultura aliada à política tributária e de gestão de marca da empresa;
· As dimensões micro e macroeconômicas das relações de financiamento e questões pragmáticas, como a prestação de contas;
· Alterações da Lei 8.313/91 e suas repercussões no mercado cultural brasileiro;
· Tipos de projetos, segmentos artísticos a serem contemplados, sistemática de captação, planejamento tributário e formas de dedução.

15 às 18 horas
Mercado e investimento cultural
LEONARDO BRANT


A palestra abordará novos paradigmas do mercado cultural, apresentando a visão das empresas investidoras e como elas buscam integrar as ações culturais em seus planejamentos estratégicos, sob a lógica da Arquitetura Cultural (a nova geração de investimento cultural privado).

· Dissecando conceitos (marketing societal, marketing cultural, responsabilidade social);
· Ampliando conceitos (cidadania e cultura);
· Novos paradigmas de investimento;
· Alinhamento de idéias entre produtores e as empresa patrocinadoras;
· Arquitetura Cultural.


DIA 4 de julho


9 às 12 horas
Cultura e Desenvolvimento Local
LALA DEHEINZELIN


Será abordada a perspectiva de que a cultura oferece enormes oportunidades, com o benefício extra: ao atuar-se com os negócios criativos trabalha-se, simultaneamente, o fator econômico e o fator de interação social, gerando mercado. Tratará ainda do grande diferencial da cultura aplicada ao desenvolvimento, promovendo o desenvolvimento sustentável e humano e não mero crescimento econômico.

· Dimensionamento do papel da cultura na história da humanidade e seu potencial transformador;
· Cultura e criatividade no contexto do século XXI;
· Porque a cultura é estratégica sob os aspectos sociais, culturais, econômicos, políticos e nas relações internacionais;
· Porque e como fazer da cultura um fator de desenvolvimento sustentável;
· Inovação em formas de gestão e financiamento;
· Premissas para atuação e cultura;
· A necessidade de profissionais mediadores, de caráter transdisciplinar;
· Identificando potenciais locais.

15 às 18 horas
Economia da Cultura
ANA CARLA FONSECA REIS


Recheado de casos práticos, nacionais e internacionais, a palestra “Economia da Cultura” revelará a intrincada relação entre economia e cultura, ao longo dos séculos. Ao revelar o potencial econômico da produção cultural, a economia da cultura ajuda a mudar um paradigma: os orçamentos destinados à cultura passam a ser vistos não mais como despesas e sim como investimentos.

. O casamento entre economia e cultura ao longo dos séculos;
. O potencial da produção cultural como base de desenvolvimento socioeconômico;
. A cultura sob a ótica do potencial econômico: produtos culturais, representações culturais, patrimônio;
. O fluxo econômico de oferta, demanda e mercado de bens e serviços culturais;
. A representatividade econômica da cultura na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil;
. Exclusão digital e exclusão cultural;
. Os mecanismos de intervenção pública no mercado: leis de incentivo, subsídios, programas especiais de financiamento direto e indireto;
. Turismo cultural e requalificação urbana;
. Economia criativa: histórico, conceito, abordagens paralelas e números disponíveis.

CONFERENCISTAS

Fábio Cesnik é advogado militante em SP formado pela USP, especialista em incentivos fiscais à cultura, sócio do escritório Cesnik, Quintino e Salinas Advogados. Autor dos livros “Projetos Culturais”, na 5a. edição pela Editora Escrituras e “Guia do Incentivo à Cultura” e “Globalização da Cultura”, pela Editora Manole.

Leonardo Brant é consultor e pesquisador de políticas culturais, presidente da Brant Associados, ateliê de políticas culturais, atuante nas áreas governamental, pública e privada, com destacada atuação em ética empresarial e cidadania corporativa. Autor dos livros Mercado Cultural, Políticas Culturais vol.1 (org.), Diversidade Cultural (org.) e O Papel de Cada Um (org.). Fundador do Instituto Pensarte e editor da revista eletrônica Cultura e Mercado. Em abril de 2007 Brant foi condecorado com a “medail de vermeil” pela Academia Francesa de Artes, Ciências e Letras. Vise-presidente da International Network for Cultural Diversity, de 2002 a 2006, e sócio da L.br Publicidade, além de editor das revistas Arquitetura Cultura e ArteCidadania.

Lala Deheinzelin possui uma carreira que une extensa produção artística a profundo conhecimento dos setores público e privado, sendo especialista em linguagens artísticas aplicadas ao universo empresarial e cultura como estratégia de desenvolvimento. Seu trabalho, de caráter transdisciplinar, resulta da fusão entre arte, comunicação e cultura empreendedora para promover processos de transformação e desenvolvimento pessoal, empresarial ou local. È presidente da Enthusiasmo Cultural, empresa especializada em consultoria, palestras e eventos corporativos, Special advisor em Creative Economy para da South Cooperation Unit/ONU, promovendo cooperação internacional. Membro da INCD (Internacional Network for Cultural Diversity – Canadá), do Conselho do IPaz (Internacional Peace Agency) e da diretoria do Doutores da Alegria, além de articulista da revista Cultura e Mercado.

Ana Carla Fonseca Reis é Administradora Pública pela FGV, Economista e Mestre em Administração de Empresas pela USP, Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela USP. Fundadora da empresa ”Garimpo de Soluções – economia, cultura e desenvolvimento”, consultora em economia criativa para a ONU, diretora de Economia da Cultura do Instituto Pensarte. Conferencista internacional em cinco línguas, assessora em economia da cultura e economia criativa do Secretário de cultura do Estado de São Paulo. Co-autora de “Teorias de Gestão – de Taylor a nossos dias”, autora de “Marketing Cultural e Financiamento da Cultura” e de “Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável – o caleidoscópio da Cultura”.

LOCAL

SEBRAE / RN – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio Grande do Norte
Av. Lima e Silva, 76
Telefones: (84) 3616.7914 / 3616.7988
www.agenciacultural.com.br
agenciacultural@rn.sebrae.com.br


Taxa de Inscrição:
R$ 20,00