Agencia Cultural do SEBRAE

quinta-feira, setembro 06, 2007

Som da Mata


terça-feira, setembro 04, 2007

Show de Lançamento do CD "Trio Irakitan - Praieira"



O Trio Irakitan tem suas origens em Natal, Rio Grande do Norte, no ano de 1950, sob a benção de Luis da Câmara Cascudo. Edson Reis de França (Edinho) tocava violão, João Manoel da Costa Netto (Joãozinho), tantã e Paulo Gilvan Duarte Bezerril, afoxé.

Passou por várias formações, após a morte de Edinho, em 1965, e a saída de Joãozinho, por problemas de saúde; finalmente, o Trio Irakitan conseguiu a semelhança com a sua primeira formação, com as entradas dos irmãos Edildécio Andrade "Edil" (1986) e Edilson Andrade (1992).

As três vozes que encantaram no passado e as que hoje encantam se assemelham - Edil com Edson França e Edílson com João Costa Netto - pela semelhança de timbre, são uma perfeita formação como não tivesse havido ruptura de sua primeira formação.
idéia de gravar um álbum veio como forma de reconhecimento e homenagear o Trio Irakitan , pela brilhante carreira, permanência e atividade musical por todo esse tempo, além de eles gravarem músicas-hinos do Cancioneiro Potiguar. Selecionamos sete músicas de autores do Rio Grande do Norte: Serenata do Pescador-Praieira, de Othoniel Menezes e Eduardo Medeiros; Ranchinho de Paia, de Chico Elion; Moinho D’Água, de Chico Elion e Edson França; Prece ao Vento, de Fernando Luis da Câmara Cascudo e Parceiros ( Gilvan Chaves – pernambucano e Alcyr Pires Vermelho- mineiro); Só me resta Pedir, de Guaracy Picado e Roberto Ney; Sina do Cangaceiro, de Costa Netto e Paulo Gutemberg; Vendedor de Tabuleiro, de Edson França e Costa Netto. E as demais são músicas do cancioneiro nacional e internacional, com versão brasileira. Praieira que dá nome ao CD, está na memória afetiva e vem sendo cantada em serenatas, desde de 1923 é a Canção Hino Potiguar, assim como Ranchinho de Paia, Moinho D’Água, Prece ao Vento, Sina do Cangaceiro, Vendedor de Tabuleiro com mais de cinco décadas que vêm sendo cantadas como símbolos de Natal e Só me Resta Pedir, a mais nova que é uma bela composição. As demais canções já são consagradas na historia da música brasileira e no repertório do Trio que cantam com sentimento a poeticidade das composições, interpretando e inspirando o afeto, sonhos e desejos, vividos ou a viver entre corações apaixonados de geração a geração.

Sempre haverá uma paixão para se viver e amar ouvindo o Trio Irakitan, músicas que estão na memória afetiva dos amantes da boa música.

O CD foi gravado em Natal, no Stúdio Promídia, sob a direção do jovem e talentoso Eduardo Taufic e a participação dos músicos Fernando Oliveira, Jubileu Filho, Wagner Tsé, Fábio Isaac, Alexandre Johnson, Zé Hilton e Faisal Hussein.
24 de setembro de 2007
Teatro Alberto Maranhão - TAM - Natal/RN
Às 19 horas